Bancada de trabalho OpenSCAD

From FreeCAD Documentation
Revision as of 23:41, 12 June 2019 by Fael folow (talk | contribs)

Introdução

A bancada de trabalho OpenSCAD destina-se a oferecer interoperabilidade com os softwares open source OpenSCAD.

Ela contém um importador CSG para abrir arquivos CSG do OpenSCAD e um exportador para a saída de um CSG baseado em árvore. A geometria que não está baseada em operações CSG serão exportadas como uma malha.

Esta bancada de trabalho contém funções para modificar o recurso de árvore CSG e reparar modelos. Também contém ferramentas de propósitos gerais que não necessitam de instalação do OpenSCAD; elas também podem ser utilizadas em conjunto com outras bancadas de trabalho.

A linguagem OpenSCAD e formato de arquivo

A linguagem OpenSCAD permite o uso de variáveis e laços de repetição. Permite que você especifique submódulos para reutilizar geometria e código. Este alto grau de flexibilidade torna a análise muito complexa. Atualmente a bancada OpenSCAD não pode manipular a linguagem OpenSCAD nativamente. Em vez disso, se o OpenSCAD estiver instalado, pode ser usado para converter a entrada em formato CSG, o qual é um subconjunto da linguagem OpenSCAD e pode ser utilizada como entrada para o OpenSCAD para processamento adicional.

Ferramentas

  • Minkowski: Aplica uma soma minkowski às formas selecionadas.

Preferências

  • Preferências: Preferências disponíveis para as ferramentas do OpenSCAD.

Limitações

O OpenSCAD cria geometria sólida construtiva, além de importar arquivos de malha e extrudir a geometria 2D dos arquivos DXF. O FreeCAD também permite que você crie CSG com primitivos. A geometria kernel (OCCT) do FreeCAD funciona usando um representação limite.Portanto, a conversão do CSG para o BREP deve, em teoria, ser possível, enquanto a conversão do BREP para o CSG não é, em geral, possível.

O OpenSCAD trabalha internamente nas malhas. Algumas operações que são úteis em malhas não são significativas em um modelo BREP e não podem ser totalmente suportadas. Entre estes estão o casco convexo, soma minkowski, glide e subdiv. Atualmente executamos o binário OpenSCAD para realizar operações de casco e minkwoski e importar o resultado. Isso significa que a geometria envolvida será triangulada. No OpenSCAD, o escalonamento não uniforme é frequentemente usado, o que não impõe nenhum problema ao usar malhas. Em nossa geometria, as primitivas geométricas do kernel (linhas, seções circulares, etc) são convertidas para o BSpline antes de executar tais deformações. Esses BSplines são conhecidas por causar problemas em operações booleanas posteriores. Uma solução automática não está disponível no momento. Por favor, sinta-se livre para postar no fórum se você encontrar tais problemas. Muitas vezes, esses problemas podem ser resolvidos por pequenas peças de remodelação. Uma deformação de um cilindro pode ser substituída por uma extrusão de elipses.

Dicas

Ao importar DXF, defina a precisão do rascunho para uma quantidade razoável, pois isso afetará a detecção das arestas conectadas.

Se o FreeCAD travar ao importar o CSG, é altamente recomendável que você ative a opção "verificar automaticamente o modelo após a operação booleana" em Menu → Editar → Preferências → Desenho da Peça → Configuração do Modelo.

Tutoriais

Links

Mesh Module/pt-br
Part Module/pt-br