Navegação com mouse

From FreeCAD Documentation
(Redirected from Mouse Model/pt-br)
This page is a translated version of the page Mouse navigation and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Visão Geral

A navegação no FreeCAD consiste em uma combinação de comandos usados para navegar visualmente no seu espaço 3D e com isso interagir com os objetos exibidos. O FreeCAD suporta diversos estilos de navegação com o mouse. O estilo de navegação padrão é chamado de Navegação CAD, e ele é muito simples e prático, porém o FreeCAD também oferece outros estilos de navegação que podem ser usados com alternativa, caso você esteja habituado com algum outro programa. O estilo que escolher será usado para todos os bancadas de trabalho.

Para mais informações sobre a seleção de objetos, consulte Métodos de seleção.

Para mais informações sobre manipulação de objetos, consulte o comando Transformar.

Selecionando um estilo de navegação

  1. Selecionando um estilo de navegação:
    • Para acesso rápido clique no botão de seleção na Barra de status.
    • Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da visualização 3D e selecione Estilos de navegação no Menu de Contexto.
  2. Para definir seu estilo de navegação nas Preferências do Freecad:
    • Vá na barra de menu, clique em Editar → Preferências e depois no icone 'Tela → escolha a aba Navegação → Em Navegação 3D'. Então, clique na seta para baixo para abrir o menu de contexto e escolha a sua configuração preferida.
  3. Se preferir, altere o Estilo de órbita: pressione o botão na barra de status e depois escolha Configurações → Estilo de órbita. Consulte o Editor de Preferências.
  4. Caso deseje, altere o Modo de rotação. Consulte o Editor de Preferências.
  5. Se o estilo de navegação CAD estiver selecionado: caso e deseje, pode Habilitar a animação alterando a configuração. Consulte o Editor de Preferências.

Estilos de navegação disponíveis

Com todos os estilos de navegação, exceto ao selecionar objetos de um esboço no modo de edição, é necessário pressionar Ctrl para selecionar vários objetos.

Navegação do Blender

O estilo de navegação do Blender foi modelado com base no Blender.

Selecionar Pan(Movimento lateral) Zoom Rotacionar
Shift+
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre o objeto que deseja selecionar. Pressione Shift e o botão do meio do mouse, depois mova o cursor.

Como alternativa, segure os botões esquerdo e direito do mouse e mova o cursor.

Gire a roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom. Pressione o botão do meio no mouse e mova o cursor.

Navegação CAD

Este é o estilo de navegação padrão. Permite um controle simples da visualização e não requer o uso de teclas do teclado, exceto para fazer seleções múltiplas.

Selecionar Pan(Movimento lateral) Zoom Rotacionar visão
Primeiro método
Rotacionar visão
Método alternativo
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre o objeto que deseja selecionar. Mantenha pressionado o botão central do mouse e, em seguida, mova o cursor. Use a roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Clicando com botão do meio do mouse, centraliza sua a visualização na posição que o cursor se encontrar.

Mantenha pressionado o botão central do mouse e, em seguida, pressione e segure o botão esquerdo do mouse e mova o ponteiro.

Se os botões forem soltos antes de você parar o movimento do mouse, a visualização continuará girando, se isso estiver habilitado.

Um clique duplo com o botão central do mouse define um novo centro de rotação.

Mantenha pressionado o botão central do mouse e, em seguida, pressione e segure o botão direito do mouse e mova o cursor.

Com este método, o botão central do mouse pode ser solto depois que o botão direito do mouse for pressionado.

Os usuários que usam o mouse com a mão direita podem achar este método mais fácil do que o primeiro método.

Ctrl+ Ctrl+Shift+ Shift+
Movimentação panorâmica ou lateral: mantenha pressionada a tecla Ctrl, pressione o botão direito do mouse uma vez e, em seguida, mova o cursor. Zoom: mantenha pressionadas as teclas Ctrl e Shift, pressione o botão direito do mouse uma vez e, em seguida, mova o cursor. Modo de rotação: mantenha pressionada a tecla Shift, pressione o botão direito do mouse uma vez e, em seguida, mova o cursor.

Navegação por Gestos

Este estilo foi adaptado para uso com tela sensível ao toque e caneta. No entanto, também pode ser utilizado com um mouse e é recomendado para uso em um Mac com trackpad.

Selecionar Pan (Movimento lateral) Zoom Rotacionar a visão Inclinar a visão
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre o objeto que deseja selecionar. Mantenha pressionado o botão direito do mouse e, em seguida, mova o cursor. Use the mouse wheel to zoom in and out. Hold the left mouse button, then move the pointer.

In Sketcher and other edit modes, this behavior is disabled. Hold Alt when pressing the mouse button to enter rotation mode.

Para definir o ponto de foco da câmera para rotação, clique em um ponto com o botão do meio do mouse. Como alternativa, aponte o cursor para um ponto e pressione H no teclado.

Mantenha pressionados os botões esquerdo e direito do mouse, depois mova o ponteiro lateralmente.
Toque para selecionar. Arraste com dois dedos.

Alternatively, tap and hold, then drag. This simulates the pan with the right mouse button.

Drag two fingers (pinch) closer or farther apart. Arraste com um dedo para girar.

Pressione Alt ao usar o Ambiente de Esboço.

Gire a linha imaginária formada por dois pontos de toque.

Este método está desabilitado por padrão. Para ativá-lo, vá para Editar → Preferências → Exibição → Navegação, e desmarque a caixa "Desativar gesto de inclinação na tela sensível ao toque".

Navegação por gestos no Maya

Na Navegação por Gestos no Maya, o movimento panorâmico, o zoom e a rotação da visualização exigem a tecla Alt em conjunto com um botão do mouse; portanto, é necessário um mouse de três botões. Também é possível usar gestos, pois este estilo foi desenvolvido com base no estilo de navegação por gestos.

Na Navegação com o Maya-Gesture, o panorâmico, o zoom e a rotação da vista requerem a tecla Alt juntamente com um botão do mouse; portanto, é necessário um mouse de três botões. Também é possível usar gestos, pois este modo foi desenvolvido sobre o modo Navegação por gestos. {{MayaGesture Navigation |Select_name=Selecionar |Pan_name=Pan(movimento panorâmico) |Zoom_name=Zoom |Rotate_view_name=Rotacionar vista |Alt=Alt |Select_text=Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. |Pan_text=Segurar Alt e o botão do meio do mouse, depois mover o ponteiro. |Zoom_text=Segure Alt e o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Como alternativa, use a roda do mouse para dar zoom. |Rotate_view_text=Mantenha pressionadas as teclas Alt e o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Navegação OpenCascade

O estilo de navegação OpenCascade foi modelado com base no OpenCascade.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+


Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro. Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Como alternativa, mantenha pressionadas as teclas Ctrl e o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Mantenha pressionadas as teclas Ctrl e o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Navegação OpenInventor

A navegação do OpenInventor (anteriormente conhecido como Inventor) foi modelada com base no Open Inventor. Para selecionar objetos, é necessário manter pressionada a tecla Shift ou Ctrl.

Este estilo não é baseado no Autodesk Inventor.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
{{{Shift}}}+
Segure Ctrl, depois pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Mantenha pressionado o botão central do mouse e mova o ponteiro. Use a roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Como alternativa, mantenha pressionado o botão central do mouse, em seguida, pressione e segure o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Navegação OpenCascade

O estilo de navegação do OpenSCAD foi modelado com base no OpenSCAD.

introduzido na versão 0.20

Select Pan Zoom Rotate view
Shift+
Press the left mouse button over an object you want to select.

Mantenha pressionadas as teclas Ctrl e Shift ao pressionar o botão do mouse para arrastar um objeto em um esboço no modo de edição.

Mantenha pressionado o botão direito do mouse e mova o ponteiro. Mantenha pressionado o botão central do mouse e mova o ponteiro.

Como alternativa, mantenha pressionadas as teclas Shift e o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e mova o ponteiro.

Navegação do Revit

O estilo de navegação do Revit foi modelado com base no Revit.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Shift+


Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, segure os botões esquerdo e direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom. Segure Shift e o botão central do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, segure o botão central do mouse, depois pressione e segure o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Navegação do TinkerCAD

O estilo de navegação do TinkerCAD foi modelado com base no TinkerCAD.

introduzido na versão 0.20

Select Pan Zoom Rotate view
Press the left mouse button over an object you want to select. Hold the middle mouse button, then move the pointer. Use the mouse wheel to zoom in and out. Press the right mouse button, then move the pointer.

Navegação Touchpad

Com o estilo de navegação do Touchpad, panorâmica, zoom e rotação da visualização exigem uma tecla modificadora junto com o touchpad. Este estilo também pode ser usado com um mouse.

Na Navegação com touchpad, panorâmico, zoom e rotacionar vista requerem o pressionamento de tecla com o touchpad.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Shift+ PageUp, PageDown Alt+
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure Shift, depois mova o ponteiro. Use PageUp e PageDown para aumentar e diminuir o zoom. Segure Alt, depois mova o ponteiro.
Ctrl+Shift+ Shift+
Alternativamente, segure Shift e Ctrl, depois mova o ponteiro. Alternativamente, segure Shift e o botão esquerdo, depois mova o ponteiro.

Suporte de Hardware

O FreeCAD também suporta alguns dispositivos de entrada 3D.

Navegação recomendada para macOS

Nos MacBooks com trackpad, a navegação por gestos funciona muito bem, mas os gestos têm um significado especial:

  • Zoom: arraste com dois dedos.
  • Girar: arraste com três dedos.
  • PAN (Panorâmica): Ctrl + três dedos.

Desenvolvendo uma navegação personalizada

O tutorial Adicionando uma nova opção de navegação do mouse ao FreeCAD orienta os desenvolvedores que desejam desenvolver uma opção de navegação do mouse personalizada. É necessário estar familiarizado com a sintaxe do C++.