Sobre o FreeCAD

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page About FreeCAD and the translation is 60% complete.
Outdated translations are marked like this.

FreeCAD é um modelador CAD 3D paramétrico de código aberto (Licença LGPL). Ele foi produzido originalmente para atender à demandas da engenharia mecânica e do ‘design’ de produto mas também se enquadra em uma ampla gama de usos, como arquitetura, análise de elementos finitos, impressão 3D, e outras tarefas.

FreeCAD apresenta ferramentas similares a Catia, SolidWorks ou Solid Edge, portanto também se enquadra na categoria de MCAD, gerenciamento de ciclo de vida de produto, CAx e EAC. É um modelador paramétrico baseado em características (en) com uma arquitetura modular de ‘software’ que possibilita fornecer funcionalidade adicional sem modificar o sistema central.

Como acontece com outros modeladores CAD, o FreeCAD oferece ferramentas 2D para criar formas planas e desenhos para produção. Entretanto, tarefas como desenhar exclusivamente em 2D, como fazem os editores profissionais de gráficos vetoriais do tipo (como Inkscape ou produzir e editar animações e malhas, como ocorre com o AutoCAD LT), o (como Blender, o Maya, 3ds Max, ou o Cinema 4D), não são o foco do FreeCAD. Ainda assim, graças à sua ampla adaptabilidade, o FreeCAD pode se tornar útil áreas aquém do que seu foco atual.

FreeCAD faz uso pesado de bibliotecas de código aberto que existem no campo da computação científica. Entre elas estão Open Cascade Technology (OCCT), um poderoso kernel CAD; Coin3D, um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de gráficos 3D compatível com Open Inventor; Qt, a mundialmente famosa ferramenta de desenvolvimento de interfaces gráficas; e Python, uma linguagem moderna de script. O próprio FreeCAD também pode ser usado como biblioteca por outros programas.

O FreeCAD também é multiplataforma. Atualmente roda, com a mesma aparência e funcionalidade, nos sistemas Linux/Unix, Windows e MacOS.

Para mais informações sobre o FreeCAD, dê uma olhada nos artigos lista de recursos, nas notas de versão, na introdução, ou veja mais capturas de tela.

Sobre o projeto FreeCAD

O projeto FreeCAD foi iniciado em 2001, como descrito na página história.

O FreeCAD é mantido e desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores e usuários entusiastas (veja a página de colaboradores). Eles trabalham no FreeCAD voluntariamente, em seu tempo livre. Os colaboradores não podem garantir que o FreeCAD contenha tudo o que você gostaria, mas farão o seu melhor! A comunidade se reúne no fórum do FreeCAD, onde as ideias e decisões sobre o programa são discutidas. Sinta-se à vontade para se juntar a nós!

About the FPA

The FreeCAD project is also supported by a non-profit organization, the FreeCAD project association (FPA). The FPA is an independent body created by some FreeCAD veterans in 2021 to collect donations and other resources to support the project and its community, to help protect that community and allow it to continue developing in the best conditions, and to represent the project against other bodies such as companies and institutions.